Acordo entre as instituições garante Intercâmbio de conhecimento entre especialistas brasileiros e americanos, bem como a promoção de estudos e avanços no tratamento do câncer.

 

Grupo Oncoclínicas obteve destaque internacional por sua parceria técnico-cientifica, exclusiva no Brasil, com o Dana-Farber Cancer Institute/ Harvard Cancer Center. As instituições contam com acordo bilateral que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre oncologistas, a discussão periódica de casos clínicos e a educação continuada de seus especialistas.

 

Em comunicado divulgado nos Estados Unidos, o Dana-Farber – um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo  – ressaltou os ganhos dessa iniciativa inovadora para o desenvolvimento de estudos e melhorias no tratamento da doença.

 

Para Otto Metzger, MD, oncologista e pesquisador do Dana-Farber/Brigham and Women’s Cancer Center (DFCI/BWCC), essa união oferece aos médicos a possibilidade de realizar um intercâmbio científico, aprimorando a prática clínica. “Equipes de oncologistas médicos, radioterapeutas, cirurgiões e patologistas de Boston já apresentaram simpósios em São Paulo para os seus colegas brasileiros, assim como nossos médicos do Grupo Oncoclínicas têm a aportunidade de aprimorar seus conhecimentos a partir do programa de Observership ou, ainda, por meio de períodos curtos de intercâmbio para a troca de conhecimentos no programa avançado de imersão”, revela Dra. Márcia Menezes, diretora médica do Grupo Oncoclínicas.

 

Sobre a parceria, Dr. Metzger acrescenta: “Esse acordo traz ganhos efetivos para a medicina brasileira, agregando conhecimento e atualização permanente dos protocolos de conduta. Os mais de 400 médicos brasileiros do Grupo Oncoclínicas e o corpo clínico do Dana-Farber compartilham experiências por meio da discussão de casos reais em frequentes Tumor Boards realizados por viodeoconferência, igualando a conduta das clínicas brasileiras às melhoras práticas de um centro de referência mundial que, associado à Harvard Medical School, possibilita a rica associação.

 

A cooperação entre Grupo Oncoclínicas e Dana-Farber, que teve início em 2014 e, a cada ano, a parceria é ampliada em busca de um objetivo: garantir a cada paciente a melhor abordagem no tratamento do câncer.