Dúvidas Frequentes

Formulamos várias perguntas e respostas para sanar suas dúvidas sobre Hematologia e Oncologia.

A quimioterapia antineoplásica é a utilização de agentes químicos isolados ou em combinação. Tem como objetivo eliminar as células tumorais do organismo, através de morte celular, ou tornar a célula incapaz de dividir-se e multiplicar-se.
É a pigmentação excessiva da pele. Pode ocorrer após algumas semanas de aplicação de certos quimioterápicos. Em geral, desaparece gradualmente, de três a quatro semanas após o final do tratamento.
Podem ocorrer após o segundo dia de quimioterapia devido ao próprio componente de alguns quimioterápicos ou como resposta a algum cheiro, ou em ambiente estressante. Caso aconteça, deve-se comunicar seu médico. Deve-se utilizar o antiemético de orientação médica.
Praticar atividades de distração para reduzir o estresse e a ansiedade, como atividades físicas, ioga, caminhada, leituras e outras. O cuidado com a alimentação também é importante. Devem-se evitar alimentos gordurosos, condimentados e de odor forte. O mais indicado é uma dieta fracionada, com refeições em pequenas porções várias vezes ao dia e alimentos leves. Não é indicado o jejum.
É a perda de apetite, podendo estar relacionada a náuseas e vômitos, à  própria doença ou ser resultante de medicamentos, desconforto devido à mucosite (inflamação da mucosa oral e da intestinal), sensação de plenitude gástrica e alteração do paladar.
Se necessário, troque alimentos sólidos por alimentos líquidos (vitaminas, leite, sucos naturais, iogurtes, sopas, etc.), consulte uma nutricionista, use suplementos nutricionais (de acordo com orientação médica) e aumente as calorias e proteínas dos alimentos (ex: adicione mel e frutas secas).
Sensibilidade cut nea exacerbada, tornando a pessoa suscetível a queimaduras graves após mínima exposição aos raios solares, podendo estar associada à dor e queimação dos olhos. Acentua-se nos primeiros dias após a aplicação do quimioterápico e tende a diminuir dois meses após o término do tratamento.
Evitar exposição solar das 10h às 16h, utilizar filtro solar (Fator 15) em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo (quando ocorrer queda de cabelo), mesmo dentro de casa. Deve-se manter a pele hidratada, mas evitar cosméticos com odor forte.
Aumento da temperatura corporal (acima ou igual a 38°C). Caso ocorra, comunicar urgentemente o seu médico. Deve-se evitar lugares abafados, usar roupas leves e tomar banhos em abund ncia, com temperatura da água de morna a fria, e manter boa ingestão de líquidos.
Quando os cabelos caem inteiros, geralmente em grandes mechas, ou quando se tornam frágeis, finos e quebradiços (queda parcial). A alopecia é temporária e reversível, mas os cabelos podem crescer com características diferentes. Normalmente, a coloração é alterada e a textura mais fina, algumas vezes ficando cacheados e opacos.
É a resposta inflamatória da mucosa oral e gastrointestinal à ação de alguns quimioterápicos. Podem ocorrer: vermelhidão, inchaço, lesões, dor, algumas vezes hemorragia e infecção. Caso aconteça qualquer um destes sintomas, comunicar urgentemente o médico.
Manter higiene oral adequada, utilizar escova dental suave. Manter alimentação leve e branda. Manter os lábios lubrificados. Manter boa ingestão de líquidos. Evitar alimentos muito quentes ou muito gelados. Diminuir o sal dos alimentos.
Antes de cada sessão de quimioterapia, fazer exame (sanguíneo) solicitado pelo médico, em tempo hábil para avaliação e posterior liberação para aplicação do quimioterápico. Consultas regulares ao médico, durante a quimioterapia, são indispensáveis para que seu tratamento seja eficaz. Agendar consulta médica sempre com antecedência, em um período de quinze ou trinta dias, seguindo orientação prévia.