Qualidade

O Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC) iniciou em março de 2016 a implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade visando melhorar seus processos internos e, consequentemente, toda a cadeia de atendimento ao paciente. Além desse foco principal, a obtenção da Acreditação pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) é a meta ao final desse processo.
O Sistema de Gestão da Qualidade do IHOC está sendo formado por um conjunto de programas, ferramentas e diretrizes gerenciais que sistematizará o planejamento, a formulação e a operacionalização dos processos assistenciais, administrativos e de apoio. Desta forma, busca-se garantir a excelência dos serviços prestados e identificar, constantemente, oportunidades de melhorias que alavanquem ciclos constantes de evolução na organização.
Nosso Sistema de Gestão da Qualidade está sendo implantado embasado nos seguintes pilares:

Acreditação

A Acreditação é uma certificação de qualidade exclusiva para instituições de saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada organização prestadora de serviços de saúde para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões nacional e internacionalmente reconhecidos e previamente definidos.
A acreditação pode ainda ser compreendida como uma metodologia de gestão, que preconiza e fomenta o entendimento estratégico, o consenso multiprofissional, a racionalização da utilização dos insumos e a otimização dos resultados organizacionais e, principalmente, assistenciais. Sempre deve estar alinhada ao propósito fundamental de dar maior segurança aos pacientes e colaboradores, promovendo o aumento gradativo da qualidade das atividades, por meio da mudança de hábitos, de procedimentos, posturas e expectativas, despertando nos profissionais de todos os níveis um novo estímulo para avaliar seus processos, reconhecendo e diminuindo as vulnerabilidades existentes.
O Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) é gerido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) – uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida e validada pelo governo. A metodologia do SBA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care) – associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. Nós, do IHOC, aderimos ao processo de Acreditação por acreditarmos que a melhoria continua de nossa organização e a segurança do atendimento aos nossos pacientes é a nossa missão.

Benefícios aos pacientes:
  • O processo de acreditação incentiva a instituição a aprimorar continuamente os seus colaboradores. Profissionais mais qualificados garantem um melhor atendimento;
  • O modelo de gestão pela qualidade estimula a busca pela melhoria contínua dos processos e serviços;
  • A organização oferece aos pacientes e aos seus familiares um atendimento uniforme, eficiente e que visa minimizar a ocorrência de falhas por meio de protocolos, políticas e procedimentos;

Para conhecer mais acesse: www.ona.org.br

Programa 5S

O programa de qualidade do IHOC iniciou pelo 5S. Esse programa é uma ferramenta que visa implantar e manter o local de trabalho ordenado, agradável, limpo e saudável, características fundamentais para uma empresa que busca a qualidade total. O 5S está pautado em cinco atitudes que evitam desperdícios e organizam o trabalho, ambiente, informações e até a vida das pessoas!
O termo 5S teve origem no Japão e cada letra “S” significa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, introduziu-se a palavra “Senso” e, com isso, temos:

  • Seiri – Senso de utilização/descarte
  • Seiton – Senso de organização/ordenação
  • Seiso – Senso de limpeza
  • Seiketsu – Senso de higiene/saúde
  • Shitsuke – Senso de autodisciplina/ordem mantida
Benefícios aos pacientes:
  • Ambiente agradável e acolhedor
  • Organização da documentação e informativos
  • Padronização do atendimento
  • Organização dos processos e fluxos de atendimento

Como você pode ver, estamos trabalhando para construir um IHOC cada vez melhor: com mais qualidade, segurança e gestão.

Os desafios nos movem, as ações nos fazem acreditar!